domingo, 3 de maio de 2009

Dia da Mãe


Hoje é o Dia da Mãe ou como dizem os brasileiros Dia das Mães.

Por isso, aqui vai a minha homenagem àquela que me carregou durante 9 meses no seu ventre e que até hoje tem sido um ponto de referência na minha vida. Educou-me com carinho, amor e fortes valores morais e éticos.
Por isso, hoje, mãe este post é para ti.

A minha mãe é linda! Chama-se Maria. A minha mãe escreve poemas e contos. Até já publicou 2 livros. Tem 73 anos e aos 72 criou o seu próprio blog e sem ajuda!!!!

Lembro-me de quando era pequenina, aninhada ao seu colo e a dar-lhe beijinhos no pescoço, como a sua pele era macia. Lembro-me das histórias que me contava de manhã, a mim e ao meu irmão, para que nos levantássemos. Enquanto nos arranjávamos ela lá ía contando, mas esperta deixava sempre a história a meio para que no dia seguinte acordássemos mais rápido para ouvir a continuação.

É uma alentejana rija e com um profundo amor nostálgico ligado à sua terra, S. Martinho das Amoreiras. Como ela gosta de contar histórias das gentes da sua terra. Da minha bisavó Teresa que era muito sua amiga, da minha avó Hermínia que, para fugir à fome, se viu forçada a vir para Lisboa com 5 filhos, histórias das primas, dos primos, dos ricos da aldeia, enfim... histórias de toda uma época que marcou muitos portugueses na era do Estado Novo.

A minha mãe é uma mulher de paixões, apaixonada pelo marido, pelos filhos, pelos netos e agora pela bisneta. Também apaixonada pela vida, pelas artes e pela cultura. Ah e pelo Sporting :)
A minha mãe está aposentada há muitos anos, mas nem por isso reformada. Continua a fazer voluntariado na Associação de Dadores de Sangue da EDP, com uma grande pró-actividade.
Sempre teve pena de não saber nadar, por isso aos 60 anos inscreveu-se na natação e agora até parece uma sereia...

E, para terminar, uma frase com que o meu filho Hugo me presenteou há muitos anos, ainda criança, com um desenho de lápis de cor, feito por ele, da Zambujeira do Mar:

"Mãe, se soubessesses o quanto eu gosto de ti, até davas pulos de contente"

O blog da minha mãe é http://mariagonamd.blogspot.com

2 comentários: