domingo, 26 de julho de 2009

O Mercado Medieval em Óbidos


Ontem andei a brincar aos reis e às rainhas! Tudo aconteceu no fantástico castelo de Óbidos que, por si só, já nos transporta ao ambiente dos tempos medievais de cavaleiros, trovadores, reis, rainhas e demais personagens que habitam as nossas memórias e sonhos dessa época tão cheia de contrastes.
Dou nota 10 aos organizadores que conseguiram recriar o ambiente na perfeição.

O carpinteiro


Eu, a Bela e o Fernando ainda simples plebeus à entrada do castelo

As ameias e o acampamento dos guerreiros


A pedinte leprosa, com uma caracterização fantástica




No acampamento não faltou a falcoaria


Houve vários espectáculos com música e dança medievais



Os cavaleiros a treinarem antes do torneio





A Bela já consagrada rainha e a degustar um pão com chouriço


Eu fiquei-me pelas migas de legumes e até o Cupido e a fada do Amor vieram ter comigo :)



As rainhas irmãs sempre alegres e bem dispostas

O torneio das 7 da tarde, para abrir apetite para o jantar.



A igreja lindíssima



Bem depois duma tarde destas um descansinho rápido antes do jantar
na esplanada do miradouro
 
.P7250322 O rei Zé Paulo :)

Foi um dia perfeito, muito animado e diferente do habitual. Ficámos com vontade de voltar para o ano.  

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Vamos implementar os testes mensais na 5 de Outubro

Você quer me fazer feliz?
Segunda-feira, 20 de Julho de 2009 Autor: DeRose
Seja você aluno ou instrutor, se quiser alegrar meu coração, peça, motive, instigue, insista com o seu Diretor de unidade para que ele adote os testes mensais. Às vezes, o Diretor fica reticente porque acha que alguns alunos não vão gostar. Mas outros, como você, vão gostar muito! E já sabemos que o formato atual é o de não-obrigatoriedade. Basta incentivar os alunos para que eles queiram estudar.
Fico muito, mas muito entristecido mesmo, achando que todo este esforço não está adiantando nada, quando dou um curso e pergunto, como o que dei no mês de julho de 2009: “O que é sádhana?” E nenhum dos alunos presentes na minha sala de aula sabe responder. A pergunta seguinte foi: “Você é praticante de pré-Yôga?” E a resposta de todos: “Sou aluno de SwáSthya.” Mas, então, não fez um teste escrito para passar ao Yôga?” E todos ficaram me olhando constrangidos.
Eram alunos de várias cidades e um deles passou do pré-Yôga para o SwáSthya quando estudava a Nossa Cultura na França. A considerar que o teste de admissão foi realmente prestado e que a correção do teste foi mesmo bem feita, só nos resta a justificativa de que se o aluno não procede aos testes mensais simplesmente não fixa a matéria e se esquece do que havia estudado-apenas-para-ser-aprovado e poder ingressar no Yôga.
Comentei isso com um instrutor que estava presente e testemunhou a cena e ele me disse: “Pois é, Mestre, por causa disso eu me sinto um mero treinador físico. Isso não me realiza. Não foi para isso que me tornei instrutor de Yôga.”
Nem a mim. Isso também não me realiza. Portanto, se alguns Diretores fazem corpo mole para adotar os testes, com receio de perder alunos, que seja você, aluno, e que seja você, instrutor, a me ajudar nessa tarefa ingrata que é a de encorajar seu Diretor. Eu estou desgastado de tanto solicitar e não ser atendido. Afinal, estamos todos trabalhando pelo mesmo ideal ou estou iludido e as escolas querem outra coisa?
Meus cursos tem muito conteúdo, não são para quem não sabe de que eu estou falando. Não são para quem não leu meus livros. Não são para quem não assistiu as aulas em DVD. Não são para quem não faz os testes mensais. Por isso, durante muito tempo só dei cursos para instrutores. A pedido dos organizadores de cursos, abri uma concessão permitindo que alguns cursos inscrevessem alunos. Mas se os alunos não tiverem nível para me acompanhar, não aceitarei mais dar cursos para alunos e voltarei a só aceitar instrutores.
Este é um desabafo muito sentido. Acredite que eu mesmo me autocensurei e deletei a maior parte do texto, porque estava entristecido demais. Você não ia gostar de ler o que eu escrevi antes.
Se você, Diretor, está pensando em me dizer que este problema deveria ser de âmbito interno e não abordado públicamente, quero relembrá-lo de que há anos venho abordando este tema em circulares às escolas, em informativos aos instrutores e de viva-voz em cursos e em eventos para instrutores. Em vão. Não quero usar de autoritarismo e MANDAR que essa recomendação seja obedecida. Quero que parta da opinião e colaboração dos alunos e dos instrutores. Que eles digam aos seus diretores para não ter medo de perder alunos por causa dos testes. As escolas que aplicam os testes são as que tem mais alunos! Por que será? E se perderem alguns, é porque eles não vieram buscando uma Cultura. Vieram buscando outra coisa que não é com o que trabalhamos. É preciso fazer escolhas. É preciso abrir mão de alguma coisa para atingir um objetivo.
Será que posso contar com você para incentivar o seu Diretor e me proporcionar essa satisfação?

segunda-feira, 20 de julho de 2009

E esta semana houve sat chakra e Yôga Cine com Gourmet

É verdade foi uma semana em cheio!



O Paulo já é sádhaka


E o José também....


E a Cláudia...


O Gourmet muito colorido


A Guida e a Nádia muito bem instaladas



E o Yôga Cine

No sat chakra mais 3 alunos passaram a sádhakas: o Paulo, o José e a Cláudia.
Na 6ª feira tivemos o nosso Gourmet recheado com frutas saborosíssimas que a nossa Manela nos trouxe directamente da praça das Caldas da Rainha e, ainda, legumes à Bráz e como sobremesa, gelados variados.
Depois do delicioso jantar acomodámo-nos na sala de prática para ver em écran gigante o filme da noite. Depois de umas peripécias com o portátil e o som, lá demos a volta ao problema e vimos o "What the bleep do we know".
Éramos 13 a contar com o Ganêsha (o nosso gato, tb conhecido por gatonêsha), que se divertiu imenso a tentar apanhar o cursor que se refletia no écran...
Todos gostaram do filme e parece que agora querem fazer uns comentários acerca disso aqui no blog.
So, be my guests...
No sábado, na Complementação Pedagógica a Margarida Cavaco prestou provas para yôginí e depois para comemorar fomos até à Baixa, ver um espectáculo no largo do teatro de São Carlos.
Uma semana em cheio!Ainda bem que amanhã ainda é 2ª feira, porque há tanta coisa boa para fazer...